Como estrategiar Exposição e Carreira

A partir de diversas experiências com o sistema de Arte e analisando o cenário artístico local, elaborei uma série de idéias sobre possíveis caminhos de articulação entre Arte e Mercado.
Não são idéias definitivas ou situações ligadas ao rigor teórico da área, mas uma busca prática e honesta por qualificação e potencialização de resultados, que numa análise geral, enfraquecidos por ações banalizadas, têm se mostrado desgastantes e pouco frutíferos.
Assim, desejando melhorar seus resultados como profissional da Arte, convido-o/a para uma Análise de Produção em Arte, onde pensaremos juntos(as) sobre os assuntos abaixo.
Esta conversa é profissionalizante, qualificadora e particular, com aproximadamente 2 horas de duração, inclui chá com biscoitos no meu ateliê, agendado por e-mail em final de semana, ao custo de R$ 25,00.
Seguem os tópicos estratégicos
1. Mercado x Processo Artístico são conceitos compatíveis?
Podem ser compatíveis ou não dependendo de que tipo de arte você faz.
Seu processo artístico inclui o mercado? De que forma?
Que tipo de público você deseja trabalhar?
Processo artístico sofisticado = público/mercado institucionalProcesso artístico convencional = público/mercado convencional
2. Elementos de Apresentação no Sistema e no Mercado
Localizar seu nicho – que tipo de arte você está fazendo, quem faz coisas parecidas com o que você faz, que tipo de processo você tem.
Você consegue se ver?
Construção da identidade artística: seu nome é sua marca, cartão de visitas com formas de contato, qualidade de portfólio – fotos & textos, o blog e sua divulgação.
Como lidar com os custos de produção – Uma rede de contratos de risco.
Escambo de interesses.
3. A Banalização do Sistema - O que acontece?
Montagem da divulgação – interatividade web x contatos pessoais pessoa-a-pessoa
A profusão de exposições x os convidados de sempre x a vernissage "festa"
4. O Laboratório Bienal B - O que ela ensinou
Montagem de uma exposição.
Tempo de divulgação.
Trabalho na pré-produção.
Como se diferenciar.
Como usar a mídia.
Como trabalhar depois da vernissage.
Menos Quantidade Mais Qualidade
É muito importante se localizar e definir que tipo de público/mercado você deseja atingir para estabelecer a estratégia correta de exposição dos trabalhos, mas em qualquer categoria, tempo de produção e criatividade são imprescindíveis. Fugir do lugar comum e dos sistemas pré-estabelecidos vigentes será fundamental para criar uma atenção diferenciada para seus trabalhos e, assim, possibilidades comerciais ou mesmo de destaque entre o público especializado. Tenha cuidado ao definir seu nicho de trabalho, pois não adianta você ser pintora de paisagem e querer competir comarte conceitual, igualmente será frustrante e trabalho em vão. Não gaste seus recursos querendo fazer tudo e participar de tudo. Resista e invista seus esforços numa estratégia bem pensada, criativa e altamente personalizada. Dá muito mais trabalho e demora, mas efetivamente trará resultados e satisfação.

Nenhum comentário: